segunda-feira, 1 de novembro de 2010

22 anos do primeiro título de Ayrton Senna



"Bem amigos da Rede Globo, estamos falando ao vivo e direto de Suzuka, no Japão onde acontecerá a primeira das duas decisões do mundial de 88, se Senna vencer ele tornar-se-á campeão mundial, mas se Prost vencer a decisão ficará para daqui a duas semanas em Adelaide na Austrália, já já voltamos.Rede Globo a marca da energia!"- era a deixa do Galvão para chamar o intervalo.



Com esta frase Carlos Eduardo Galvão Bueno dos Santos, começava a transmissão na madrugada do dia 30 de outubro de 1988 (a transmissão da Globo tinha o logotipo da emissora em branco, e o Galvão e o Reginaldo fizeram a transmissão via telefone), um dia que iria entrar para a história do automobilismo nacional., uma corrida onde se fez um grande herói nacional que se chamava Ayrton Senna da Silva.



Na volta de apresentação estava tudo dentro da normalidade, e acontecia o "balé da fórmula 1" , (assim apelidado o gingado em que os carros dão na pista para aquecer os pneus antes da largada). Porém, quando os carros se alinharam no grid de largada, ouvimos a seguinte frase:



"Vai passar a bandeira verde. Passa a bandeira verde, sobe os giros dos motores, daqui a 10 segundos pintará a luz vermelha e depois mais 10 para pintar a luz verde. Luz vermelha. Vai pintar a luz verde. Pinta a luz verde". Começa o G.P. do Japão de 88. Senna faz um sinal com as mãos cruzadas o que indica solicitação para interromper a largada. Porém ela não foi interrompida pois o carro voltou a funcionar. Com isso ele cai várias posições, Prost é o primeiro e Senna ... apenas o décimo sexto.



Desse ponto em diante a corrida começa a pegar fogo pois enqunto o Francês bi-campão Alain Prost, o professor companheiro de Senna na Mc laren, estava despejando potência e vantagem sobre os demais com sua Mc Laren Honda V12 turbo , Senna estava se recuperando e "correndo atrás do prejuízo". Ao final da primeira volta Senna já havia recuperado metade das posições perdidas, porém o tempo que o separava de seu principal oponente era muito elevado.



Completou a primeira volta em oitavo lugar, a segunda em sexto, a terceira em quinto, a quarta em quarto, a décima primeira em terceiro e, na décima nona com a quebra da March do italiano Ivan Capelli, Senna herdou a segunda posição. Ao completar a vigésima volta, Prost olha para o retrovisor, mas não vê o italiano da March e sim seu companheiro de Mc Laren, o brasileiro Ayrton Senna da Silva que vinha andando mais rápido que o Francês.



Desse ponto para frente, Senna colocou "a faca entre os dentes " e com garra, determinação e vontade de vencer, foi para cima do Francês, tirou a vantagem enorme a qual tinha e, na vigésima sétima volta, Senna aproveitou o vácuo deixado por seu companheiro na descida da reta dos boxes para ultrapassá-lo. Prost tentou espremê-lo na pequena área de escape da mureta da reta dos boxes, mas a tentativa do Francês fioi em vão, pois o brasileiro contornou a primeira curva na frente dele.



A parte mais dramática da corrida aconteceu no momento derradeiro da prova, quando começou a garoar e Senna apontava para o céu como dizendo para o diretor da corrida:"Por favor, interrompa a prova, está chovendo e estamos de pneu slick (peneu liso apropriado para piso seco)". Qualquer erro naquele momento seria fatal para Senna, porém o diretor de prova optou por seguir a corrida até o final.



Senna acelerou fundo sua Mc LAren, abriu muita vantagem sobre o professor e fez uma corrida de mestre numa temporada na qual ele fora quase perfeito (o único senão ocorreu no G.P. de Mônaco, quando ele tinha quase 1 minuto de vantagem sobre o Francês e, na saída do túnel, ele bateu no guard rail devido a falta de concentração que teve na prova). Rumou a vitória colocando 13 segundos e 363 milésimos de vantagem sobre Prost.



Um dia em que ficou para a história do esporte brasileiro. 30 de outubro de 1988, há 22 anos Senna entrava para o Hall de ídolos e heróis brasileiros. Parabéns Senna e aonde você estiver, esta é minha homenagem a você que estaria hoje com 50 anos e talvez com 6 ou 7 títulos mundiais. Parabéns tri campeão do mundo e fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário