quarta-feira, 24 de novembro de 2010

" Mais um, mais um Bahia, mais um, mais um titulo de glória, é assim que se resume sua história"

Alô galera ligada em mais um JP no Lance em todo o Brasil e em todo mundo. Hoje estarei fazendo uma homenagem há mais um gigante adormecido do futebol nacional, estou falando do Esporte Clube Bahia. Clube fundado em 1931, pra ser mais preciso no dia 1 de Janeiro. Time este que foi campeão brasileiro duas vezes, ou uma vez dependendo do grau de avaliação dos leitores (na época que o brasileiro chamava-se Taça Brasil e depois Roberto Gomes Pedrosa o Bahia havia levantado o caneco em 1.959), porém, nos moldes atuais do campeonato brasileiro, esse clube soteropolitano venceu apenas uma vez, fora no ano de 1.988, vencendo o Internacional de Porto Alegre de Taffarel e Luis Carlos Vinck. Já no Bahia tinha craques como Bobô, Charles Fabian, João Marcelo e Ronaldo, o goleiro (não confundir com Ronaldo Giovanelli ex-Corinthians, atual comentarista da Rede TV !). O técnico do Bahia era Evaristo de Macedo e do Internacional era o Abel Braga, o Abelão.


A final entre essas duas equipes teve o primeiro jogo em 15 de Fevereiro de 1.989 (coisas do futebol brasileiro) no estádio Fonte Nova, em Salvador, BA com vitória do tricolor por 2 a 1 com gols de Bobô aos 36 da primeira etapa e aos 5 da segunda, e para o time gaúcho o gol fora anotado por Leomir aos 19 da segunda etapa. Este jogo foi assistido por 90.508 pessoas com arbitragem de Romualdo Arpi Filho (o mesmo que apitou a final da copa do mundo de 86 entre Argentina X Alemanha, com vitória portenha por 3 tentos a 2).


Esporte Clube Bahia, um gigante que estava adormecido na série-B, que tem a torcida mais apaixonada do Brasil, a verdadeira Fiel, pois era a única torcida que a terceira divisão colocava mais de 40 mil pessoas no extinto estádio da Fonte Nova, estádio o qual está em reformas para o Mundial de 2.014 e a Copa das Confederações de 2.013.


A última participação do Bahia no brasileirão da Série-A ou primeira divisão havia sido em 2.003, justamente na primeira edição do campeonato brasileiro de pontos corridos com 24 participantes. O torneio que ocorreu entre os dias 29 de março e 14 de Dezembro e o time soteropolitano teve a seguinte campanha neste ano: 46 jogos com 12 vitórias , 10 empates e 24 derrotas, segurando a lanterna dos afogados e caindo ladeira abaixo na Série-B.


Em 2004 o tricolor se classificou em quarto lugar, mas na ocasião só subiam duas agremiações. Já no ano posterior, caiu para terceira junto com seu arquirrival o Vitória onde permaneceu por duas temporadas.


Em 2007 foi vice campeão da série-C retornando a Série-B em 2008 onde permaneceu até hoje em 2.010. No ano de 2009 após a eleição do atual presidente Marcelo Guimarães Filho e perdas do título baiano para o Vitória e a Copa do Brasil, o tricolor focou-se em se organizar e subir para a elite do futebol nacional, e a primeira atitude foi um "presente" que o clube ganhou da cidade, a reformulação do estádio Pituaçu de Salvador após um ano jogando no estádio Jóia da Princesa em Feira de Santana, um estádio menor para a torcida pois sua capacidade é de 14.000 pessoas e uma distância grande da capital baiana.


Neste ano o tricolor reformou seu CT e profissionalizou todos os setores do clube, com excessão do presidente, já trazendo bons frutos ao esquadrão tricolor.


O Bahia conquistou seu acesso no dia 13 de Novembro após vitória por 3 a 0 sobre a Portuguesa de Desportos, no Pituaçu em Salvador.

A campanha do time baiano até agora dia 24 de Novembro de 2010 na série-B é de 37 jogos: 19 vitórias, 8 empates e 10 derrotas com 63 gols pró e 42 contra, tendo um saldo de 21 gols.

Na última rodada o tricolor vai até a capital paulista onde enfrentará o Bragantino, time de Bragança Paulista, no estádio do Morumbi em São Paulo, capital, às 17hs.

Parabéns Bahia pela sua volta, como diria seu hino escrito por Agenor Gomes e Adroaldo Ribeiro Costa:


"Mais um! Mais um, Bahia!


Mais um, mais um título de Glória


Mais um! Mais um, Bahia!


É assim que se resume sua história!! "


Valeu leitor ligado no blog Jp no Lance em todo Brasil e em todo Mundo e ...


FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário