terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2.010, feliz 2.011


Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, estou aqui hoje, 29 de Dezembro de 2010, para fazer um balanço do que melhor aconteceu no esporte desse ano.

A começar pela Copa São Paulo de Juniores, num torneio cujo objetivo é revelar jogadores para a equipe principal dos clubes. De alguns anos para cá essa copa ficou meio distorcida e conturbada principalmente pelo número excedente de times de empresários, cujo maior objetivo deles é fazer desse torneio uma vitrine para lucrar em cima dos atletas. O São Paulo foi o grande vencedor desse torneio esse ano. Em 2011 a copinha terá início dia 4 de Janeiro e irá até dia 25 do mesmo mês com participação de 92 times divididos em 23 grupos. Depois ainda em Janeiro o destaque será para o profissional da bola e os campeonatos estaduais a começar pelo Paulista, o mais importante campeonato estadual ou regional do país, no qual algumas pessoas desprezam , mas imagino que quem ganhará será um dos quatro grandes. Neste ano o grande vencedor foi o Santos.

O time de Neymar e Paulo Henrique Ganso ainda faturou este ano, além do Paulista, a Copa do Brasil em cima do Vitória da Bahia e se garantiu para a Libertadores.

Falando em Libertadores, ufa... depois de 4 anos em jejum uma equipe brasileira faturou a Libertadores da América, o título mais importante do continente. Foi o Internacional que venceu o Chivas do México, garantindo passagem para o mundial em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos. Tudo isso que relatei ocorreu no primeiro semestre desse ano.

Ainda no primeiro semestre partindo para o segundo, tivemos a realização da XIX Copa do Mundo de Futebol, em campos africanos pela primeira vez na história das Copas do Mundo, na qual o Brasil decepcionou muito e ficou em sexto lugar perdendo de maneira melancólica da Holanda. A Espanha, com o melhor futebol da copa, venceu por 1 a 0 essa mesmo Holanda com gol de Iniesta aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação. Espanha campeã do mudo pela primeira vez.

Já no segundo semestre tivemos o Campeonato Brasileiro de futebol cujo campeão foi o Fluminense, de maneira justa e honrosa depois de 26 anos sem título brasileiro. O Indepiendente de Avellajeneda foi campeão da copa Sulamericana depois de bater o Goiás, time brasileiro da região Central, por 3 a 1 na Argentina, chegando aos pênaltis que foi 5 a 3 para o time argentino.

Tivemos vôlei, e o Brasil, com esse timaço do técnico fenomenal chamado Bernardo Rezende, foi Campeão Mundial mais uma vez após bater o bom time de Cuba por 3 sets a 0. Como diria o saudoso narrador da Band, Marco Antônio Mattos: "O Brasil enfiou um Coco em Cuba ".

Já pelo feminino, num jogo bastante empolgante, a seleção brasileira não teve a mesma sorte contra o ótimo selecionado Russo no qual perdeu por 3 sets a 2 , perdendo a chance de ser campeã do mundo.

E terminando o ano com o automobilismo, mais precisamente sobre a Fórmula 1, num dos campeonatos mais disputados de todos os tempos, um novo piloto e jovem promessa chamada Sebastian Vettel, com toda justiça aos 23 anos de idade, tornou-se o piloto mais jovem da Fórmula 1 a conquistar um título. Entrará no ano que vem como um dos favoritos para a conquista de 2011. Teremos muitas emoções em relação a 2011 não só no automobilismo, como no futebol, onde a equipe de Mano Menezes disputará a Copa América em Junho na Argentina e, essa seleção que mostrou ser uma boa equipe, será realmente testada no meio do ano. Muita emoção vai rolar no futebol e no vôlei entre vários esportes no ano de 2011.Lembramos que teremos os Jogos Panamericanos que será realizado em Guadalajara, no México.

Um forte abraço a todos, ótimo 2011 e ...

FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário