sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Domingo é dia de Dérby !!!!!!!!




Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o Blog que a galera gosta. Hoje a pauta é Corinthians X Palmeiras ou vice-versa, clássico que ocorrerá domingo às 17h, no estádio do Pacaembu.



Esse, na minha visão, é o clássico dos clássicos em São Paulo de "maior rivalidade", isso desde o ano de 1914, quando alguns dirigentes do Corinthians brigaram entre si e decidiram fundar o Palestra Itália, que no ano de 1942, devido a segunda guerra Mundial na qual a Itália estava no lado dos nazistas, o Brasil no lado oposto, os clubes cujo nome eram Palestra Itália, tiveram que mudar de nome ,é o caso do Palestra Itália de São Paulo, que mudou para Sociedade Esportiva Palmeiras. Desde então essas duas agremiações fizeram grandes Dérbys, clássicos e estarei situando e viajando com você leitor ligado no blog alguns confrontos históricos.


Como por exemplo o ano de 1954, no estádio Doutor Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na final do Paulista daquele ano do quarto centenário da cidade de São Paulo o Corinthians levou a melhor e empatou com o Palmeiras por 1 a 1 no dia 6 de Fevereiro de 1955,às 15 horas e o empate já bastava para o timão ser campeão Paulista . O gol do Corinthians foi anotado por Luizinho, "o pequeno polegar" aos 10 minutos da primeira etapa, e para o verde o gol fora anotado por Nei aos 07 minutos da etapa final, com isso "o time do povo" conquistara o Paulista e o título do quarto centenário da Capital Paulista.


Naquela oportunidade o Palmeiras entrava em campo com: Laércio ,Manuelito e Cação; Nilo Waldemar Fiúme e Dema; Liminha ,Humberto,Nei,Jair Rosa Pinto e Rodrigues o técnico do verdão era Aymoré Moreira.


Já o time do povo entrava com Gilmar ,Homero e Alan ; Idário ,Goiano e Roberto; Cláudio; Luizinho ,Baltazar ,Rafael e Simão o técinico alvinegro era Osvaldo Brandão .


Este havia sido o último título corintiano antes da quebra do tabu de 1977 em cima da Ponte Preta, no dia 13 de Outubro.


Outro jogo histórico entre essas duas equipes no Paulista, ocorreu no ano de 1974 no dia 22 de Dezembro, quando Ronaldo calou a maioria esmagadora corintiana no Morumbi fazendo 1 tento a 0, perante o timão e calando a maioria do público presente de 12o.522 pessoas. O verdão naquele dia jogou com: Leão, Jair Gonçalve , Luis Pereira, Alfredo e Zeca; Dudu e Ademir ; Edú , Leivinha Ronaldo e Nei ,Técnico:Osvaldo Brandão. Já o Corinthians entrou em campo com: Buttice, Zé Maria, Britto, Ademir e Vladimir; Tião e Rivellino; Vaguinho, Lance, Zé Roberto (Ivan), Adãozinho (Pita), técnico:Sylvio Piryllo. A arbitragem fora de Dulcídio Vanderlei Bosquilla. O time da Zona Oeste conquistava mais um título Paulista deixando a equipe da Zona Leste mais um ano na fila.


Fora outras finais e jogos emocionantes como no dia 12 de Junho de 1993, na final do Paulista quando o verdão não tomou conhecimento do timão e atropelou por 4 tentos a zero, gols de: Zinho aos 36 da primeira etapa, Edílson aos 38 do segundo tempo e Evair 2 vezes aos 29 do segundo tempo do tempo normal e aos 10 do primeiro tempo da prorrogação, sendo que o Palmeiras jogava pelo empate na prorrogação. Essa partida o verde de Vanderlei Luxemburgo entrou com: Sergio, Mazinho, Antonio Carlos, Tonhão e Roberto Carlos; no meio campo, César Sampaio, Daniel Frason, Edilson (Jean Carlo) e Zinho, Edmundo e Evair .


Já o Timão de Nelsinho Batista entrou com: Ronaldo, Leandro, Marcelo, Henrique e Ricardo; Marcelinho Paulista, Ezequiel, Neto, Paulo Sérgio Silvestre ou simplesmente Paulo Sérgio; Viola, Adil (Tupãzinho) (Wilson ,o goleiro).



Naquele sábado à tarde, o Morumbi recebia um público de 104.401 pessoas pagantes para uma renda de Cr$ 18.154.000.000,00.


Esses só são alguns exemplos desse grande clássico paulista, que mais uma vez promete muita rivalidade e talvez muitos gols nesse que para mim é o "clássico dos clássicos" da capital paulista.


E domingo espero que seja mais um grande jogo no Pacaembu, ainda mais pela falta de moral que o "time do povo" estará após a eliminação perante o Tolima, quarta última na Colômbia, e depois da grande vitória na raça e alma alviverde também na quarta diante do Mirassol, em Mirassol.

E o timão entrará babando com tudo em cima da "máquina verde do Felipão". Quem ganhará esse duelo?????

Um abraço ao leitor ligado no JP no Lance ,o blog que a galera gosta e ...



FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário