terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

"Pra Dizer Adeus, Pra Dizer Jamais"



Alô galera ligada em mais uma edição do JP no lance,o blog que a galera gosta. Hoje dia 15 de Fevereiro de 2011, é dia de fazer uma homenagem, um tributo a um dos maiores jogadores de futebol que a terra do esporte bretão já produziu. Estou me referindo à ele: Ronaldo Luís Nazário de Lima, ou simplesmente Ronaldo, o fenômeno.


E com este título, com a estrofe da música do Titãs:"Pra dizer Adeus" é o resumo desse texto, um rapaz que nasceu no Rio de Janeiro, em Bento Ribeiro no dia 22 de Setembro de 1976, que começou sua carreira no pequeno São Cristóvão do Rio de Janeiro, depois no ano de 1993 fez sua estreia em um grande clube brasileiro, o Cruzeiro Esporte Clube de Minas Gerais. Num dos lances mais memoráveis daquela época, Ronaldinho, então franzino, com 17 anos fez um gol incrível diante do grande arqueiro uruguaio Rodolfo Rodrigues que jogava na época no Esporte Clube Bahia.

Rodolfo soltou a bola no chão, vacilou, o garoto Ronaldo não titubeou e jogou a bola pro fundo do gol em uma cena hilári no estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão.

Já no ano de 1994, depois do tetracampeonato mundial de futebol da seleção brasileira, o primeiro dele, Ronaldo sai para o exterior e vai jogar na Holanda, precisamente no PSV Eidhoven. Faz muito sucesso do segundo semestre de 94 até o primeiro semestre de 96, ou seja jogou duas temporadas lá, onde chamou atenção dos outros países da Europa, e no ano de 1996, ele transferiu-se para um dos maiores clubes da Europa, simplesmente o Barcelona,onde durante uma temporada atuou, e de lá foi para a Internazionale de Milão, onde ganhou o apelido de "fenômeno".

Em sua primeira passagem em Milão, R9 ficou de 97 até 2002. No ano de 2000, mais preciso dia 12 de Abril, numa partida diante da Lázio, na capital italiana, no estádio Olímpico pela decisão da Copa da Itália, Ronaldo tem um problema no ligamento do joelho e fica quase 2 anos sem atuar. Mesmo assim deu a volta por cima e com Felipão, o melhor técnico da seleção brasileira que eu vi, ele joga muito, ganha a sua segunda copa (a primeira fora em 94 nos Estados Unidos) e se consagra como artilheiro da copa com 8 tentos anotados além de seu corte de cabelo a lá Cascão(personagem de Maurício de Souza, criador da Mônica).

Em 2002 se transfere para o maior clube da Europa, pelo menos em termos de estatística, simplesmente o Real Madrid, ou o time merengue da Espanha. Na Espanha ele consegue seu primeiro título de âmbito nacional pelo Real na temporada 2002/03, onde permaneceu até a temporada 2006/07, com os Galáticos como David Bechkam, Zinedine Zidane, Rúl, Roberto Carlos entre outros, mas os Galáticos amarelam e não vencem nada.

Em 18 de Janeiro de 2007, R9 volta a Milão, na Itália, não para atuar na Inter, mas sim no Milan, grande rival. Ele veio de Madrid por 7,5 milhões de euros e recebe a camisa 99 pois a 9 era de Felipo Inzagui , craque milanês e da seleção italiana. No Milan êle não teve muita sorte em termos de títulos italianos, pois naquele ano, devido a um escândalo envolvendo vários clubes em manipulação de resultados. Lá ele descobriu que tem o hipotiroidismo, razão a qual ele engorda e não consegue emagrecer de uma forma lépida. Lá no Milan ele atuou ao lado de vários craques como seus compatriotas Kaká e Alexandre Pato.

No ano de 2009, Ronaldo volta ao Brasil para tratar de sua forma física no Flamengo. Alguns clubes da Europa demonstram interesse nele como o caso de Manchester City, da Inglaterra e PSG (Paris San Germain), da França, porém ele decide ficar no Brasil, mais precisamente no clube da rua São Jorge, 777, no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, para alegria da torcida corintiana.

No Corinthians, em sua breve passagem, ele conquista uma Copa do Brasil e um Paulistão. No ano de 2009, sua estreia no timão foi diante do inexpressivo Itumbiara, de Goiás, porém sua estreia pra valer, fora diante do maior rival do Corinthians, o Palmeiras, no estádio Eduardo José Farah , Farahzão, em Presidente Prudente, no dia 8 de março com um gol de cabeça decretando o resultado final do jogo em 1 gol, quando ele derrubou o alambrado do Farahzão, fazendo a festa com a Fiel Torcida.

Nesse ano mesmo, R9 foi campeão Paulista e da Copa do Brasil pelo timão em cima do Peixe. No primeiro jogo da decisão fez um gol de placa em cima do bom goleiro Fábio Costa, do Santos. Quando ele recebeu a bola partiu em direção ao gol do Santos e por cobertura fez um gooooooooooooooolaaaaaaaaaaaaaaaaçooooooooooooo, no qual os corintianos estão vibrando até hoje.

Mas, infelizmente devido ao seu físico e ao hipotiroidismo, Ronaldo, aos 34 anos, de uma forma até precoce, pendura as chuteiras para a tristeza dos torcedores brasileiros.

A pergunta fica no ar:
Por que a imprensa não divulgou essa "doença" do Ronaldo antes e não parou com uma polêmica burra sobre o peso do rapaz?
Valeu R9, por tudo o que fez pelo futebol brasileiro.


Um forte abraço leitor ligado no JP no Lance e ...


FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Um comentário:

  1. Jp, vim fazer uma visita e amei a reportagem. Vc é o meu comentarista esportivo preferido!

    Bjs

    ResponderExcluir