sábado, 24 de março de 2012

Ao Mestre com Carinho !!!!!!!!!!

Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o blog que a galera gosta. Hoje, dia 24 de março de 2012, é dia de falarmos de uma pessoa  muito especial no cenário humorístico brasileiro, sim senhoras e senhores, estou me referindo à  Francisco Anysio Oliveira de Paula Filho, ou simplesmente Chico Anysio, o mestre do humor brasileiro.
Chico Anysio nasceu no Ceará, mais precisamente em Maranguápe no dia  12 de abril de 1931. Chico  mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha seis anos de idade. Decidiu fazer um teste para locutor de rádio quando a sua irmã também faria. Saiu-se excepcionalmente bem no teste ficando em segundo lugar, somente atrás de outro jovem iniciante, por coincidência, o próprio Silvio Santos . Na rádio na qual trabalhava, a Rádio Guanabara, exercia várias funções: radioator, comentarista de futebol, etc. Participou do programa Papel carbono de Renato Murce. Na década de 1950, trabalhou nas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Nas chanchadas da década de 1950, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica.
Na TV Rio estreou em 1957 o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Total. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, Chico se aventurou com relativo destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções   
Chico Anysio foi um dos responsáveis pela intermediação referente ao exílio de Caetano Veloso em Londres. Quando completou dois anos de exílio, Chico enviou uma carta para Veloso, para que este retornasse ao Brasil. Caetano e Gilberto Gil haviam sido presos em São Paulo, duas semanas depois da decretação do AI-5, o ato que dava poderes absolutos ao regime militar. Trazidos ao Rio de carro, os dois passaram por três quartéis, até viajarem para Salvador, onde passaram seis meses sob regime de prisão domiciliar. Em seguida, em meados de 1969, receberam autorização para sair do Brasil, com destino a Londres, onde só retornariam no início de 1972.
Desde 1968, encontra-se ligado à Rede Globo, onde conseguiu o status de estrela num "cast" que contava com os artistas mais famosos do Brasil; e graças também a relação de mútua admiração e respeito que estabeleceu com o executivo Boni. Após a saída de Boni da Globo nos anos 1990, Chico perdeu paulatinamente espaço na programação, situação agravada em 1996 por um acidente em que fraturou a mandíbula.
Em 2005, fez uma participação no Sítio do Pica-pau Amarelo, onde interpretava o "Dr. Saraiva" e, recentemente, participou da novela Sinhá Moça, na Rede Globo
O mestre do humor foi sondado diversas vezes por Silvio Santos a trabalhar em sua emissora, porém sem sucesso. Chico realizou diversos programas de humor na TV Globo, como por exemplo: Chico City, Chico Anisyo Show, Estados Anisyos de Chico City, Chico Total. Aliás, atualmente ele interpretava a personagem Salomé no programa humorístico Zorra Total, e também Bento Carneiro, o vampiro brasileiro, e interpretou também o "Painho",  a baiana com empregadas.
Na emissora a cabo Viva que pertence as Organizações Globo de Comunicação, reprisava dois programas de autoria e interpretações dele: " A Escolinha do Professor Raimundo"  de domingo à domingo e "Chico Total" aos sábados e domingos.
Ainda na TV Globo, no fim dos anos 80 e princípio dos 90, Chico comentava os jogos da seleção brasileira ao lado de Galvão Bueno. Mas, infelizmente ontem, Deus quis que Chico fosse fazer a "Escolinha do Professor Raimundo", lá em cima ao seu lado e ao lado de alguns colegas seus como:
Zezé Macedo, Walter D´Avila, Ivon Cury, Brandão Filho, Grande Otelo,  José Vasconcelos dentre outros.
Em 1960, o programa Chico Anysio Show, produção de Carlos Manga, passou a ser apresentado em videoteipe. Os comerciais do programa, que também eram "ao vivo", passaram a ser gravados.
Apaixonou-se pela demissionária ministra Zélia Cardoso de Mello quando ela fez uma aparição em seu programa humorístico.
No dia 15 de março de 2007, foi lançado no Casarão Cultural Cosme Velho, no Rio de Janeiro, o documentário "Chico Anysio", sobre os 60 anos de sua carreira.
Em homenagem aos 60 anos de carreira de Chico, Ziraldo reuniu vários cartunistas e criou um livro chamado "É Mentira, Chico?", reunindo caricaturas dos personagens do humorista, além de um DVD da Globo Marcas, com especiais dos programas do Chico, chamado Chico Especial!.
Em 2008, Chico Anysio recebeu uma homenagem de Rodrigo Scarpa e Wellington Muniz, com seus respectivos personagens Vesgo e Silvio, do programa humorístico Pânico na TV. Eles cobravam sua volta aos humorísticos da Globo com a campanha "Volta Chico!". Vários artistas participaram da campanha e conseguiram sensibilizar os diretores da Globo, pois Chico fez uma aparição.
Em 2009, Chico foi tema da escola de samba Unidos do Anil, do Rio de Janeiro, desfilando com o enredo "Chico Total! Sou Anil e Faço Carnaval".
Chico tinha como suas paixões no futebol o Vasco da Gama, no Rio  e o Palmeiras em São Paulo.
Vai com Deus mestre do humor, vai com Deus Chico !!!!!!!!!!!!!!!!
Um forte abraço ao leitor ligado no blog que a galera gosta e...
FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário