segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sertãozinho, a cidade do Hóquei

Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o blog que a galera gosta. Hoje 15 de outubro de 2012, é dia de falarmos sobre uma pequena cidade muito aconchegante chamada Sertãozinho.
Sertãozinho é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo (bem próximo de Ribeirão Preto) fundado em 05 de dezembro de 1896, estando a uma altitude de 579 metros. Sua população estimada em 2012 era de 112.401 habitantes (IBGE).
Sua economia é baseada no comércio, prestação de serviços, indústrias diversas e agricultura, tendo um campo industrial muito forte. Sertãozinho é considerada a capital mundial do setor sucroalcooleiro.
Em meados de 1877, Antônio Malaquias Pedroso, um dos condôminos da Fazenda Sertãozinho, construiu sua moradia fazendo doação de 12 alqueires e meio de terras, em torno da moradia, à Senhora Aparecida, tendo erguido no lugar, onde hoje se localiza a Praça 21 de Abril, uma capelinha em louvor da Padroeira. Com outras doações que se juntaram à de Antônio Malaquias Pedroso, o patrimônio chegou a 148 alqueires. As terras da Fazenda Sertãozinho, cuja posse foi efetivada há quase um século pelos sertanejos Antônio José Rodrigues, Manoel Jacinto de Pontes e pelo africano Pai Chico, só começaram a ser divididas entre os condôminos depois que Malaquias construiu a capelinha. Este núcleo de povoação foi elevado a Distrito de Paz a 10 de março de 1885, pela lei nº31, com o nome de Freguesia da Aparecida de Sertãozinho; a Município, pela lei n.º 463, de 5 de dezembro de 1896, tendo sido instalado a 21 de abril de 1897.
Foi seu primeiro prefeito o Dr. José Onofre Muniz Ribeiro e os primeiros vereadores: Macários de Melo, presidente; João Pedro de Andrade Júnior, Luiz José Nogueira, Aprígio Rello de Paula Araújo, Nicolau Pollo.
Pode-se dizer que há dois ciclos na vida econômica do município: o do café, que predominou  até mais ou menos 1936 e o da cana-de-açúcar, que no momento, constitui a sua maior e quase absoluta fonte de renda.
Fui conhecer essa cidadezinha acanhada e bonita que fica próximo a Ribeirão Preto,e passar o final de semana, com meus pais, minha irmã e meu cunhado, onde conheci a casa dos pais dele e ficamos hospedados no fim de semana.
Passeando por lá fomos no ginásio da cidade onde acontecia a final do campeonato de hóquei sobre patins. A disputa foi de pegar fogo. O primeiro jogo que vimos foi entre os times Mogiana (número 2 de Sertãozinho) e Lusa. Foi um jogo de muita raça, vontade, determinação e alguma confusão devido a discussão de critério de arbitragem. Foi um jogão, porém parecia Brasil e Argentina  no esporte, e o vencedor do terceiro lugar foi a Lusa. Aliás, tinha um rapaz argentino que ele era o melhor jogador do time Mogiana, ele atuava com uma desenvoltura enorme, com grande qualidade técnica, porém era só. O resto jogava muito na raça e vontade com muita pancada ao gol.
Já no outro jogo Sertãozinho (número 1 da cidade) e o Sport Clube do Recife, o mesmo time de futebol, só que no Hóquei, foi um jogo mais técnico, mais vistoso, mais disputado, porém de uma outra forma.
O lado interessante do jogo é que tinha um atleta do Sport que era o melhor do time, mas o que esse cidadão provocava a torcida era uma barbaridade, o rapaz jogava muito, enquanto ele provocava a torcida, e a torcida retribua com xingamentos. Enfim, foi muito divertido e no final o time da casa acabou vencendo o campeonato e conquistando o torneio, foi um fim de semana espetacular.
Um abraço aos sogros da minha irmã Ana Maria, "seu" Rui e a "dona'' Sueli Barbosa pela hospedagem do fim de semana, foi um fim de semana animal. E divertido na cidadezinha de Sertãozinho.
Um forte abraço ao leitor ligado no blog que a galera gosta e ...
FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 comentários: