quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

20 anos do "Título Mundial do Tricolor"


Alô galera ligada em mais  uma  edição do JP no Lance, o blog que a galera gosta. Hoje, 20 de Dezembro de 2012, é dia de falarmos sobre os 20 anos do título do São Paulo pelo Mundial de Clubes. Sim, o primeiro conquistado perante o todo poderoso Barcelona da Espanha, em Tóquio, no Japão.
Uma partida que  foi muito divulgada na imprensa, principalmente na imprensa paulista, já que uma equipe paulista não participava do Mundial de clubes desde a época do Pelé e cia ltda,  no biênio 62/ 63.
Vale ressaltar que o São Paulo havia conquistado o direito de ir ao Japão, depois que venceu na final da Libertadores da América o News Old Boys da Argentina nos pênaltis, de maneira dramática, no Morumbi pelo placar de 3 a 2 , perante um público de 105 185 pessoas. Um jogo dramático, no qual o Tricolor conquistou seu primeiro título da Libertadores da América, e com este título ele teve o direito de disputar o título Intercontinental de Clubes, ou Mundial de Clubes perante o Barcelona que fora campeão da Copa dos Campeões da Europa, diante do Sampdoria da Itália por 1 a 0, jogo disputado em Wembley, em Londres na Inglaterra.
E a partida foi realizada no dia 13 de Dezembro de 1.992, em Tóquio, capital japonesa. Me recordo, que naquela época aqui em São Paulo, não se falava em outra coisa que não esse jogo, uma expectativa gigantesca de toda a torcida. A mídia fazendo um auê, perante este jogo como nunca havia se  feito antes, neste mundial. E o Barcelona era favorito para este jogo, com nomes como: Zubizarreta, goleiro espanhol, Romário, atacante brasileiro, Stoichskov, atacante Búlgaro, Amor, meia espanhol, Ronald Koemam, zagueiro Holandês, Pep Guardiola, volante espanhol supertécnico atual da nova geração (ex-técnico do Barcelona de 2009 à 2012), dentre outros ...
E foi um grande jogo, total favoritismo do time espanhol e o jogo foi aberto, bonito, no qual ambos os goleiros trabalhavam muito durante a partida e logo aos 12 da primeira etapa, o time espanhol saiu na frente com Stoichkov.
A partida seguiu com lances de perigo de ambos os lados, mas nenhuma equipe conseguiu marcar. Ronaldo Luís, lateral-esquerdo, salvou em cima da linha uma bola chutada por Beguiristáin. A segunda etapa continuou equilibrada, com as duas equipes buscando o gol, mas não conseguindo mudar o placar. Isso até Palhinha sofrer falta na entrada da área.
Foi então que Raí, em cobrança de falta ensaiada aos 34 minutos, rolou a bola para Cafu, que apenas escorou e assistiu ao meia colocar a bola no ângulo superior direito de Zubizarreta. O São Paulo passou a administrar a vantagem e viu o tempo passar.
Ao final do jogo, o São Paulo conquistou seu primeiro título do torneio.
Esta é uma pequena homenagem pelos 20 anos do título Mundial Tricolor, boa quinta a todos e ...
FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário