segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O Papa renuncia mandato... Meu Deus !!!!!!!!!!!


Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o blog que a galera gosta. Hoje, 11 de fevereiro de 2013, é dia de falarmos da renúncia do cargo de Papa, de Bento XVI, o  alemão Joseph Ratzinger, 85 anos, que se tornou Papa em abril de 2005. Ele substituiu João Paulo II, que morreu no mesmo mês. Ao contrário do atual pontífice, João Paulo II permaneceu no posto mesmo doente até sua morte, aos 92 anos.
Essa decisão de renúncia não é inédita na história da igreja católica. O último Sumo Pontífice a renunciar foi Gregório XII, em 1415. Bento XVI é o quarto Papa a renunciar ao cargo.
A renúncia de um Papa está prevista no Código de Direito Canônico, que estabelece que para que seja válida é necessário que seja livre e especifica que não precisa ser aceita por ninguém.
O Papa irá homologar sua saída oficial apenas no dia 28 de fevereiro.
Confira a carta de Renúncia de vossa santidade:
"Queridos irmãos,
Eu convoquei vocês para esse Consistório, não apenas para as três canonizações, mas também para comunicá-los de uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Após ter repetidamente examinado minha consciência ante Deus, eu tive a certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, não são mais ideais para um adequado exercício do ministério Petrino. Eu estou bem consciente de que esse ministério, devido à sua essencial natureza espiritual, deve ser realizado não só com palavras e ações, mas não menos com orações e sofrimento. Contudo, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de profunda relevância para a vida da fé, de modo a governar a casa de São Pedro e proclamar o Evangelho, ambas as forças mental e de corpo são necessárias, forças que em mim nos últimos meses se deterioraram a um ponto que eu tenho de reconhecer minha incapacidade para cumprir adequadamente o ministério a mim confiado. Por esta razão, e totalmente ciente da seriedade do ato, com toda a liberdade eu declaro que renunciarei ao ministério do Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, a mim confiado pelos cardeais em 19 de abril de 2005, de maneira que, a partir das 20h do dia 28 de fevereiro, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, estará vaga e um Conclave para eleger o novo Sumo Pontífice deverá ser convocado por aqueles competentes para isso.
 Queridos irmãos, eu os agradeço com muita sinceridade por todo amor e trabalho com o qual vocês apoiaram o meu ministério e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, confiemos a nossa Santa Igreja aos cuidados de nosso Supremo Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo, e implorar que sua sagrada Mãe Maria para que ela ajude os Padre Cardeais com a sua solicitude materna na eleição do novo Sumo Pontífice. Em relação a minha pessoa, eu desejo também devotadamente servir a Santa Igreja de Deus no futuro através de uma vida dedicada a orações.
                                                                                                                      Bento XVI"

Na minha visão, foi uma decisão coerente, pois ele já não se sentia a vontade para continuar no cargo de Papa junto com a cúpula poderosa da Igreja Católica. Ainda do meu ponto de vista, ele não foi tão carismático quanto João Paulo II, porém a atitude dele foi de uma lucidez espetacular, pois não se sentia mais a vontade e com devida competência para atuar.
Oxalá, políticos de países e de clubes de futebol em geral fossem tão generosos e conscientes de seus atos e tomar uma decisão tão corajosa e lúcida quanto a do Papa Bento XVI.
Obrigado Papa pelo seu papado na Igreja Católica, boa  segunda a todos e ...
FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário