terça-feira, 19 de março de 2013

Depois de muita chuva e confusão Fórmula 1 recomeça e Massa acaba em quarto

Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o blog que a galera gosta. Hoje, 19 de março de 2013, é dia de falarmos sobre o início da Fórmula 1 que ocorreu no último domingo em Merlbourne, na Austrália.
Com uma corrida cheia de alternativas o vencedor acabou sendo o finlandês da Lotus Kimi Raikonem, fazendo uma estratégia "ousada", ou melhor, diferente de seus principais oponentes que optou por apenas duas paradas nos pits, Raikonem fez três e acabou vencendo a primeira etapa da temporada.
Lewis Hamilton foi outro que teve uma boa estreia pela Mercedes e acabou a prova em quinto lugar.
Porém, mais uma vez a Ferrari "pisa na bola" com Felipe Massa e uma estratégia que beneficiaria seu companheiro de escuderia Fernando Alonso, o fez sair de qualquer chance de vitória neste primeiro G.P. .
Massa fazia um fim de semana perfeito. No treino, conseguiu o quarto lugar no grid, à frente de Alonso. Na largada, ganhou duas posições e pulou para segundo. Em seguida, resistiu bravamente às investidas de seu companheiro de equipe e chegou a liderar quando Vettel foi para os boxes. Mas uma polêmica diferença de tática da Ferrari para seus pilotos na segunda rodada de pit stops acabou tirando as chances de vitória e pódio do brasileiro.
Ele havia feito a primeira troca de pneus antes de Alonso. Mas na 20ª volta, a equipe antecipou a segunda parada do espanhol e sugeriu que Massa ficasse mais tempo na pista. O brasileiro concordou e só parou três voltas depois. A estratégia foi um sucesso para Alonso, que ganhou a posição do companheiro e ainda superou Vettel. Se Massa tivesse parado mais cedo, poderia ter voltado na frente dos dois. Mas com a demora, ainda ficou preso atrás de Adrian Sutil, da Force India. A ordem se inverteu na terceira rodada de pit stops e o paulista parou antes, mas já era tarde. Havia perdido muito tempo nas voltas anteriores. No fim da prova, o piloto admitiu que a escolha não foi boa:
- Eu estava em segundo, em um ritmo bom, até mais rápido que o Vettel. Quando o Alonso resolveu parar antes e os outros também, achamos que era cedo demais. Os pneus gastam demais, no fim poderia ser um problema. Acabamos errando naquele momento e perdendo posições que eram muito importantes. Depois, andando sempre atrás dos outros carros, a chance de ultrapassar era muito difícil e acabamos gastando ainda mais os pneus. Esse foi o problema maior da corrida - reconheceu.
Pilotos e equipes já arrumam as bagagens e partem para Sepang, palco da segunda etapa da temporada no próximo fim de semana. O GP da Malásia será disputado de 22 a 24 de março. A TV Globo transmite ao vivo a corrida, às 5h de domingo, e o treino classificatório, às 5h de sábado (horários de Brasília).
Boa Terça a todos e ...
FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário