terça-feira, 21 de maio de 2013

Enfim, o Paulistão acabou !!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o blog que a galera gosta. Hoje, dia 21 de maio de 2013, é dia de falarmos sobre o Paulistão, que se encerrou neste último domingo, com mais um título do Corinthians.
Porém, o que eu quero ressaltar aqui, é apenas uma reflexão sobre esse campeonato centenário chamado Campeonato Paulista, um torneio, que até metade dos anos 90 era de uma relevância extrema, mas com o passar do tempo, o torneio começo a ficar chato, sem graça e só "pega fogo"  mesmo quando chega a fase de quartas de finais, semi e a final.
Claro, que isso ocorre por alguns motivos, principalmente porque os principais times de São Paulo sempre estão envolvidos na disputa da Libertadores da América ,então o time paulista, acaba priorizando o torneio internacional. Outro motivo, que seleciono é a fórmula do campeonato que é muito desgastante e têm vários jogos que são impertinentes, além do número de times que acho muito elevado (20), o que é equivalente ao principal certame nacional, ou seja, o Campeonato Brasileiro. Como uma competição de âmbito estadual pode ter o mesmo número de times de uma competição nacional? Isso, é um absurdo, na minha visão teria que se mudar algumas regras no regulamento da Federação, como por exemplo:
O número de times teria que ser de 12 a 14, isso já seria o ideal para a série A-1, ou a primeira divisão do futebol Paulista;
A forma de disputa também está equivocada, com menos times iria sobrar mais datas , e aí poderia ter duas opções de fórmula para o torneio. A primeira poderia se fazer como o brasileiro e ter turno e returno e o Campeão leva a taça, sem finais e etc... Já, a segunda forma é dividir essas equipes em dois grupos de seis ou sete cada e fazer  o campeonato em duas fases, sendo que a primeira os times jogariam dentro do grupo em turno e returno e na segunda a mesma coisa ,só que com os cruzamentos os do Grupo "A" X os do Grupo "B" , e os 2 melhores de cada chave fariam as semifinais e finais em jogos de ida e volta, e para cair: cairiam os 2 piores de cada chave.
Talvez com esses exemplos acima, o Paulistão, poderia ficar mais interessante, mas um ponto positivo ao qual deixaria nos moldes atuais, seria a disputa da \copas Interior, achei espetacular essa fase ,e os estádios do interior ficaram sempre lotados. Esta é uma iniciativa positiva da F.P.F. (Federação Paulista de Futebol).
No mais, Parabéns ao Corinthians por mais um título Paulista. Boa Terça a todos e ...
FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário