quarta-feira, 12 de junho de 2013

Há 20 anos o Verdão quebrava um tabu

Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o blog que a galera gosta. Hoje, 12 de junho de 2013, dia dos namorados, é dia de falarmos do amor que tenho pelo Verdão, e exatamente hoje faz 20 anos que o Palmeiras conquistava seu título Paulista e quebrava um tabu de 17 anos, desde 1976 quando vencera na ocasião o XV de Piracicaba.
E um timaço de bola que tinha: Sérgio, Mazinho, Antonio Carlos, Tonhão e Roberto Carlos na defesa; no meio de campo: César Sampaio, Daniel Frasson ou Amaral, Edilson e Zinho e na linha frontal: Edmundo e Evair. Naquela época era o segundo ano da co-gestora Palmeiras-Parmalat. Já o Corinthians tinha: Ronaldo, Marcelo ,Viola, Paulo Sérgio, Ricardo, Neto, Giba, Marcelinho Paulista,  dentre outros. O Verdão era dirigido por: Vanderlei Luxemburgo e o Timão por Nelsinho Batista. 
O jogo foi disputado no estádio do Morumbi em São Paulo, em um sábado à tarde, frio, porém com sol. A partida da final do Paulistão passou por três emissoras abertas: Rede Globo, com Luiz Alfredo na narração; na Band com Silvio Luiz e  na extinta Rede Manchete, com o garotinho Osmar Santos. Na rádio Jovem Pan a narração era de José Silvério e na Rádio Globo, de Oscar Ulisses.
Uma partida que o Palmeiras teria que vencer o Corinthians no tempo normal por qualquer placar e depois jogava pelo empate na Prorrogação. E o Verde, que era uma equipe mais técnica, tinha um toque refinado na bola, e como o outro jogo, entrava favorito. A arbitragem era de José Aparecido de Oliveira e um de seus auxiliares era o Oscar Roberto Godoy, que hoje é comentarista da Gazeta e da Rádio Transamérica. 
O Palmeiras era um time muito técnico e se impôs perante o Corinthians, naquela tarde, ainda mais depois do gol "porquinho", feito pelo Viola no domingo anterior. E o Palmeiras entrava mordido e tratou de jogar bola e apertava o Timão desde o início   e o jogo era muito disputado e o Palmeiras na base da qualidade técnica maior que o Timão à época, se impunha e o meio campista Zinho inaugurava o marcador para a explosão da torcida alviverde, com mais de 100.000 pessoas presentes.
O Timão ia na pressão em busca da igualdade, porém o Palmeiras apertava e se impunha e no segundo tempo saia o gol com Evair aos 29 da segunda etapa e Edílson aos 38, fazia o terceiro gol.
Devido a este resultado, o Verde entrava na prorrogação com a vantagem do empate, e o jogo seguia em 0 a 0, quando o zagueiro Ricardo do Corinthians, que depois atuou no Verdão cometeu pênalti em Evair, que o próprio cobrou e colocava o Verdão com uma mão na Taça do Paulista depois de 17 anos. Antes tinha sido campeão na época da academia com Ademir da Guia, Dudu, Leão, Leivinha dentre outros, perante do XV de Piracicaba e o técnico naquela ocasião era o Osvaldo Brandão. 
E naquele jogo o Ronaldo, o Edumundo e o zagueiro Henrique do Corinthians, foram expulsos pelo árbitro José Aparecido de Oliveira. E até hoje a torcida alvinegra chia deste jogo.
Parabéns Verdão, pelos 20 anos do Título Paulista de 1993.
Este  texto foi feito exatamente no dia dos namorados, em homenagem ao amor que tenho pelo Verdão. Bom dia dos namorados a todos, ao leitor ligado no blog que a galera gosta e ...
 FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário