sábado, 15 de junho de 2013

Hoje começa a Copa das Confederações, com Brasil X Japão.

Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o blog que a galera gosta. Hoje, dia 15 de junho de 203, é dia de falarmos sobre o princípio da Copa das Confederações 2013, que será realizado em Terras Tupiniquins.  
E o Brasil entrará em campo hoje, diante do Japão, que é campeão da Ásia, o jogo será realizado às 16 horas, horário de Brasília com transmissão das Tvs: Aberta e fechada. Se a seleção brasileira demonstrar o mesmo futebol em que atuou diante da França, no último domingo, poderá dar samba.
É claro que o futebol japonês, se baseia na correria e toques rápidos e o brasileiro é muito mais técnico que o nipônico, e a expectativa que tenho é que o Brasil atue tecnicamente e taticamente do mesmo jeito que atuou perante a França, mas provavelmente a equipe japonesa irá se encolher inteira no campo de defesa e explorar de forma cautelosa os possíveis contrataques que o Brasil der.
Desde 2001, a Copa das Confederações tem esse papel de teste para as sedes do Mundial. Além disso, a competição também será um importante laboratório para a equipe de Luiz Felipe Scolari, que precisa convencer a torcida de que pode agradar em 2014.
Quanto à Seleção Brasileira, o treinador teve pouco tempo de preparação, mas a vitória por 3 a 0 sobre a França, em amistoso realizado no domingo passado, animou bastante. O treinador começa a ver os torcedores formarem uma corrente positiva em busca do troféu, inclusive com ilustres participantes.
Existe também a expectativa em relação à infra estrutura do País para os grandes torneios. Depois de muitas farpas trocadas com autoridades brasileiras, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, elogiou o que viu em sua última visita ao país.
O Brasil reservou seis sedes para a disputa da Copa das Confederações, sendo a principal ausência São Paulo, que não conseguiu concluir suas obras a tempo. Assim, os jogos serão disputados em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza.
O Brasil reservou seis sedes para a disputa da Copa das Confederações, sendo a principal ausência São Paulo, que não conseguiu concluir suas obras a tempo. Assim, os jogos serão disputados em Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza.
A primeira seleção que foi campeã da Copa das Confederações foi a Argentina, que ergueu a taça em 1992. Naquela ocasião, a Copa do Rei Fahd não contava com prestígio nenhum, tanto que a Europa sequer enviou representante. Na decisão do torneio, que teve apenas quatro participantes, os argentinos fizeram 3 a 1 nos anfitriões árabes. Resultado justo para quem mais valorizou o torneio, mandando inclusive nomes de ponta, como o volante Fernando Redondo e os atacantes Claudio Caniggia e Gabriel Batistuta.
Três anos depois, a Argentina foi novamente finalista, mas, fragilizada pela má campanha na Copa do Mundo dos Estados Unidos, quando foi eliminada pela Romênia nas oitavas de final, a equipe sul-americana não foi páreo para a Dinamarca, que, comandada pelos irmãos Michael e Brian Laudrup, fez 2 a 0 na decisão.
Ainda na Arábia Saudita, mas já sob o nome de Copa das Confederações, o torneio de 1997 marcou o primeiro título da Seleção Brasileira. Naquela ocasião o time dirigido por Zagallo não teve dificuldades para humilhar a Austrália na decisão, com uma goleada por 6 a 0. O volante e capitão Dunga fazia parte do grupo, que ficou marcado por ter raspado os cabelos. Ronaldo e Romário brilharam na final, marcando três gols cada um.
Em 1999, já sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Brasil foi derrotado pelo México na final, por 4 a 3. Os mexicanos fizeram prevalecer o mando de campo e a força de sua torcida. O Brasil enviou um time misto, com atletas que disputariam os Jogos Olímpicos do ano seguinte, na Austrália. Dentre seus atletas, estava o que foi eleito o melhor da competição, Ronaldinho Gaúcho.
Nos anos de 2001 e 2003, a França assumiu o poder da Copa das Confederações, ganhando o bicampeonato. A edição de 2001 foi marcada pela queda do técnico da Seleção Brasileira, Emerson Leão, que acreditou na promessa da diretoria da CBF, dizendo que o torneio não seria levado em consideração. Leão não pôde convocar estrelas que atuavam no exterior e nem os de clubes brasileiros envolvidos nas fases decisivas da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. Fiasco total, e Leão demitido.
Já em 2003, a mais triste edição da história, vencida pela França, que superou Camarões por 1 a 0 na final. O meia camaronês Marc-Vivien Foe teve uma parada cardíaca na partida contra a Colômbia e morreu.
Em 2005, o torneio foi na Alemanha. A Seleção Brasileira, comandada por Carlos Alberto Parreira, teve um início complicado, mas viu Adriano brilhar nas semifinais, na vitória por 3 a 2 sobre os anfitriões. Na decisão, um show canarinho, com direito a goleada por 4 a 1 sobre a rival Argentina.
A última edição, em 2009, foi disputada na África do Sul. A tão esperada final entre Brasil e Espanha não aconteceu, uma vez que os espanhóis ficaram pelo meio do caminho, sendo eliminados pelos Estados Unidos nas semifinais.
Na decisão, os norte-americanos deram um susto nos brasileiros, fazendo 2 a 0 no primeiro tempo. Porém, na volta depois do intervalo, o time comandado por Dunga conseguiu uma incrível virada com gols de Luis Fabiano (2) e Lúcio. Daquele grupo, seguem na Seleção Brasileira sob o comando de Felipão apenas o goleiro Júlio César e o lateral direito Daniel Alves.
Creio em uma goleada brasileira por 5 a 0.
Confira os times:
FICHA TÉCNICA
BRASIL X JAPÃO

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 15 de junho de 2013, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Assistentes: Bertino Miranda e José Trigo (ambos de Portugal)

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar
Técnico: Luiz Felipe Scolari

JAPÃO: Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno e Nagatomo; Hasebe, Endo, Okazaki e Honda; Kagawa e Maeda
Técnico: Alberto Zaccheroni

Bom Sábado a todos, boa Copa das Confederações e ...
FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário