segunda-feira, 21 de abril de 2014

O maior narrador da TV brasileira morreu no último Sábado

Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o blog que você gosta. Hoje, 21 de abril de 2014, é dia de falarmos do maior narrador da história da TV brasileira Luciano do Valle Queiroz, ou simplesmente Luciano do Valle, o maior gol da TV.
E por quê eu coloco essa definição? Porque ele na minha visão era um dos poucos narradores da TV brasileira que colocava a emoção  do rádio na TV. Como assim? Ele narrava de uma forma tão emocionante com a técnica da televisão, porém a emoção que ele passava era a emoção do rádio, a sensação que passava principalmente nos anos 1980-90, era que você via o jogo na TV e o som do rádio, o estilo do rádio estava na voz do Luciano do Valle.
E ele era um narrador completo , e completo mesmo. Ele narrava desde futebol a esportes amadores: basquete, vôlei, automobilismo, natação, atletismo e etc.. , um profundo conhecedor de todos os esportes.
Além de jornalista ele era empresário, e na Rede Bandeirantes de Televisão, Luciano foi quem lançou Maguilla no boxe, transmitia a Fórmula Indy com Émerson Fittipaldi e foi ele quem narrou os títulos olímpicos do vôlei brasileiro na TV. Aliás, quando Luciano estava na Rede Record em sua primeira passagem, depois de 10 anos de Rede Globo, ele foi o idealizador do jogo de vôlei no Maracanã, é verdade no Maracanã, o estádio de futebol com mais de 100 mil pessoas, o recorde na história do esporte e o Brasil vencera a União Soviética, atual Rússia, em julho de 1983.
Na Globo Luciano narrou as Copas de 1974 ,78 e 82, além das olimpíadas de 1976 e 80.
No ano de 1984 Luciano foi contratado pela Bandeirantes, onde narrou as Olimpíadas de 1984 à 2004, as Copas de 1986, 90, 94, 98, 2006 e 2010, sendo que a Copa de 2006, ele trabalhou pelo canal UHF/cabo Band Sports do grupo Bandeirantes de Comunicação.
Ele foi o criador do programa Show do Esporte, na TV Bandeirantes, quando além de narrador e apresentador ele acumulava a função de Chefe de Esportes da emissora paulista do Morumbi, Zona Sul de São Paulo. 
Nos anos de 2003 e 2004, ele retornava à TV Record e transmitiu os campeonatos: Brasileiro, o Paulista e  Brasileiro da série-B, quando o Palmeiras foi a primeira vez para a segunda divisão do futebol brasileiro, com a narração e emoção de sempre, com os comentários de Paulo Ricardo Calçade, o popular Paulo Calçade, (atual comentarista dos canais  ESPN e rádio ESPN/Capital).
Em 2006 ele retornava a Band, onde ficou até agora e transmitiu as copas de 2006 e 2010, e se preparava para a sua décima Copa do Mundo de futebol, justamente no Brasil.
Quando soube da notícia no último sábado, eu não acreditei e fiquei pasmo, sem palavras, foi uma grande decepção. Na manhã de ontem, o programa Esporte Espetacular da Rede Globo entrevistou seus três principais narradores: Carlos Eduardo Galvão Bueno dos Santos, Luis Roberto de Múcio  e Cléber Tadeu Machado, para falarem a respeito deste mito da TV brasileira; e um depoimento interessante foi do Galvão, que afirmou: " Tive que narrar muito, e me preparar para chegar ao nível dele."
Foi um programa emocionante e uma justa homenagem ao Luciano que trabalhara naquela casa por 10 anos.
E na Rede Bandeirantes, antes dos jogos os narradores Nivaldo Prieto e Téo Jose, que eram seus companheiros de profissão não se conteram e choravam copiosamente no ar ao vivo, foi um dos momentos mais tristes da minha viva, do que eu via ao vivo na TV. Neto, ex-jogador de futebol, com passagem na seleção brasileira e companheiro fiel nesses últimos anos ao lado do Do Valle, também não se conteve e chorava demasiadamente.
No Sábado, na REDE TV seus ex-companheiros de Band e Globo, Silvio Luiz e Juarez Soares, renderam homenagens e o Silvio também estava muito emocionado no ar. ( Na Globo com o China, Juarez Soares).
Justamente no domingo de Páscoa, onde Cristo renasce, é sepultado o maior locutor esportivo do Brasil.
Boa segunda a todos e ...
FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário