quinta-feira, 17 de julho de 2014

Há 20 anos, o Brasil tornava-se tetracampeão do mundo

Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o blog que você gosta. Hoje, dia 17 de julho de 2014, é dia de falarmos sobre o mundial de futebol dos Estados Unidos, o mundial, que poderia ir ao Brasil, mas por questões políticas e administrativas o Brasil, se recusou a organizar a Copa e foi parar nas mãos dos Yankes, que não tem tradição nenhuma com o futebol, na época.
Foram grandes jogos, o jogo de abertura foi no dia 17 de junho entre a Alemanha X Bolívia, no estádio Soldiers  Field, ou Campo dos Soldados, em Chicago, clube pertencente ao Chicago Bears; ou ursos de Chicago, clube de Futebol Americano da NFL (Liga de Futebol Americano).
A partida acabava em 1a0 gol de Jürgen Klismam, após lançamento de Lothar Mathäus. E naquele dia a Alemanha quebrava o tabu de quando o campeão do ano anterior, abria a Copa e empatava ou perdia no jogo de abertura, fato que ocorreu com o Brasil em 1974, Alemanha78, Argentina 82, Itália 86, Argentina 90.
E naquela época o calor nos Estados Unidos era elevadíssimo, com temperaturas desérticas, tivemos partidas com média de 30 graus de temperatura.
Em Dallas, onde ficava o centro de imprensa na época; os jogos realizados ao meio dia, devido a adaptação do horário para a Europa, o calor chegou  a marcar 42 graus centígrados. 
O Brasil naquela época,  havia caído na primeira fase,  no grupo B com Rússia, Camarões e Suécia. Na partida inaugural em uma segunda feira, dia 20 de junho,  a seleção canarinho, vencia em San Francisco, na Califórnia, o time da Rússia por 2 tentos a 0, com gols de Raí e Romário; a segunda partida brasileira, foi contra a seleção de Camarões, também no mesmo estádio, só que no dia 24 , em uma sexta feira à tarde, a equipe Canarinho fazia seu melhor jogo na copa vencendo os camaronenses por 3 tentos a 0, com Gols de Romário, Bebeto e Márcio Santos.
A terceira partida foi em Detroit, no dia 28 de Junho, Terça, em um estádio que na época era espetacular, monumental, extraordinário, o primeiro estádio de futebol totalmente coberto, o Brasil empatava com a Suécia em 1 a1 ,o Brasil naquela oportunidade jogou com as camisas azuis, calções e meiões brancos; enquanto a Suécia jogava, com as camisas e meiões amarelos e calções azuis. O gol do Brasil foi de Romário e a Suécia fez com Kennedy Anderson. O Brasil acabava em primeiro lugar na fase inicial da Copa.
Na fase de Oitavas de finais, o Brasil enfrentou justamente os Estados Unidos em são Francisco, com gol de Bebeto, o Brasil vencia os yankes, no dia da independência americana 4 de julho por 1 a 0. Este dia o lateral Leonardo, que jogava no lugar de Branco que estava afastado por uma contusão, desferiu uma cotovelada no rosto de Tab ramos e fora expulso de campo.
Nas quartas em um jogo emocionante, em Dallas, no dia 9,  a seleção Canarinho vencia  os Holandeses, algozes de 2010, por 3 a 2, em um jogo emocionante ,o brasil vencia os holandeses de maneira fácil por 2 a0, o Brasil jogava de camisas azuis, e calções meiões brancos, a Holanda com camisas brancas, calções laranja e meiões brancos. A seleção começou bem e fez logo de cara 2 a0 em cima da laranja mecânica, gols de Bebeto e Romário ,a seleção européia empatou no segundo tempo com Winter e Denis Bergkamp. O jogo estava dramático e ia para  a prorrogação, até que aos 40 do segundo tempo, em uma dramaticidade total, em uma falta cavada por Branco, pela meia esquerda brasileira. Ele cobrou um torpedaço, que passou entre o Romário e o zagueiro holandês e foi balançar as redes de De Goej, e colocava o Brasil nas semifinais.
Na semi, tivemos o reencontro entre Brasil X Suécia, agora em Los Angeles, no estádio Rose Bownl, o Brasil entrava todo de azul e a Suécia toda de branco, parecia uma noiva, parecia o time do Santos. E o jogo de muitas emoções e dramaticidade total, até que aos  35 do segundo tempo ,após um cruzamento, Romário com seu 1, 66 metro aparece no meio de dois zagueiros suecos e cabeceia ,para o gol, entre a trave e o goleiro Thomas Ravelli e colocava o brasil ,em uma final de copa, fato que não ocorrera desde 1.970, com Rivellino, Pelé, Jairzinho, Carlos  Alberto, Félix , Piazza, Everaldo, Clodoaldo, Gérson, Everaldo, Tostão. E por curiosidade como em 1970, o título foi decidido contra a Itália, esta seria a Nega dos últimos 24 anos ,em 1970, o Brasil ganhou por 4 a 1, nas quartas de finais de 1982, o Brasil perdeu por 3 a 2.
E esse jogo foi de arrepiar, com todas as dramaticidades possíveis, o Brasil quase ganhou o jogo em um chute de Mauro Silva ,que quase o goleiro italiano Gianluca Palluca engoliu um frango histórico, a bola bateu na  trave e voltou nas mãos de Palluca. Chutes de média distância da Itália o Taffarel aparecendo,  Romário na área em um bate rebate e a ele fura a bola dentro da pequena área quase, sai o gol do título. Enfim, foi um jogo cheio de emoções.
No fim, pela primeira vez na história das copas a partida foi para os tiros livres em direção ao gol, ou popularmente conhecido como disputas de pênalti.
O Brasil perdeu com Márcio Santos, e fez com: Romário, Dunga e Branco; Para a Itália, perderam Baresi, Baggio e Massaro; e fizeram: Albertini e Evani.
E após o pênalti cobrado por Baggio, que jogou a bola em Roma, por cima do gol de Cláudio André Taffarel, o Brasil tornava-se o primeiro tetra campeão do mundo.
E este título, o quarto do Brasil ocorreu há exatos 20 anos.      
Boa quinta a todos e ...
FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário