sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A viagem - Parte 4

Alô galera ligada em amis uma edição do JP no Lance, o blog que você gosta. Hoje, 3 de Outubro de 2014, é dia de falarmos da quarta parte da minha viagem a Itália/Grécia, e hoje o assunto é mais um dia em Roma, e desta vez, eu vestido com a camisa alviverde esmeraldina de Palestra Itália, fomos andar por Roma, e o primeiro passeio do script foi o Castelo de Santo Angêlo, um castelo gigantesco com a fila igual. E além disso é todo decorado com as estruturas ao redor dele, uma coisa esplendorosa, fantástica. Ele é circular, com o estilo renascentista.
Sua primitiva estrutura foi iniciada no ano 135 pelo imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar (Tumbas de Adriano), concluído por Antonino Pio em 1391. O monumento, em travertino, era adornado por uma quadriga em bronze, conduzida por Adriano.
Em pouco tempo, entretanto, a sua função foi alterada, sendo utilizado como edifício militar. Nessa qualidade, passou a integrar a Muralha Aureliana em 403.
A sua atual designação remonta a 590, durante uma grande epidemia de peste que assolou Roma. Na ocasião, o Papa Gregório I afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel sobre o topo do castelo, que embainhava a sua espada, indicando o fim da epidemia. Para celebrar essa aparição, uma estátua de um anjo coroa o edifício: inicialmente um mármore de Raffaello da Montelupo, e desde 1753, um bronze de Pierre van Verschaffelt sobre um esboço de Gian Lorenzo Bernini.
Durante a época medieval esta foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos Papas. Serviu também como prisão para muitos patriotas, na época dos movimentos de unificação da Itália ocorridos no século XIX.
De seu terraço superior, tem-se uma magnífica vista do rio Tibre, dos prédios da cidade e até mesmo do dono superior da Basílica de São Pedro.
O Castelo de Santo Ângelo foi usado por Giacomo Puccini como cenário do último Ato (Ato III) de sua grande ópera "Tosca".
Depois deste passeio por este castelo fantástico, fomos até o estádio Olímpico de Roma, um estádio de futebol cujo dono é Comitê Olímpico da Itália, por isso a sede do Comitê Olímpico Italiano fica perto do estádio, onde jogam os times da Roma e do Lazio, ambos times da capital da bota. Um estádio gigante, muito grande, colossal, estruturalmente falando, acho muito parecido com o Morumbi, aqui em São Paulo, o Morumbi, atualmente tem a  capacidade para 65000 pessoas, o estádio Olímpico comporta  um público de 73.261 espectadores. Porém, infelizmente não pude adentrar ao estádio, mas conseguir chegar o mais perto possível e ver as cadeiras do monumental Arena de Roma. E lá perto fica também lojinhas vendendo produtos da Roma e do Lazio.
O jogo mais importante disputado lá em Roma, no estádio Olímpico, foi entre Argentina X Alemanha pela Copa de 90 no dia 8 de julho, com mais de 73 mil pessoas presentes, onde a Alemanha ganhou com um gol de Bremem aos 39 da segunda etapa, e levantava seu terceiro caneco.
Na noite deste dia 15 de Setembro, fomos comemorar o aniversário de casamento dos meus pais e da minha irmã com o Lucas, no Restaurante Pietro Valentini, cuja dona chama-se Simona. E era uma massa esplendorosa, deslumbrante, fantástica, muito bem cozida, uma coisa fantástica, fenomenal. E claro sempre acompanhado com Refrigerante de Cola não alcoólico. Se você for, passe por lá: Via dei Pianellari, 19, vale a pena!
Segunda tem mais, boa sexta a todos e ...
FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário