segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O mito se foi, e a juventude nunca morrerá !!!!!!!!!!!!!!!

Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o blog que você gosta. Hoje, 1 de dezembro de 2014, é dia de falarmos do mito, sim o mito da TV mundial, não um pseudo mito que acha que ser atleta é suficiente, sim senhoras e senhores é dia de falarmos do garoto do 8, ou El Chavo Del 8, ou simplesmente Chaves, personagem criado pelo excelente ator, autor, diretor e etc... chamado Roberto Gomes Bolaños, o popular Chispirito, que em português tem o significado de pequeno Shakespeare.
Chaves foi criado no ano de 1970 pelo Roberto Gomes Bolaños, e no ano anterior teve a criação do Chapolin Colorado, que em uma tradução livre, significa "gafanhoto vermelho".
No princípio de sua criação o programa El Chavo Del 8, ou "O garoto do 8", em uma tradução livre, era gravado na TV Tim do México, mas devido ao grande sucesso e a "incomodar" as outras grandes emissoras na época, Bolaños e sua trupe teve uma grande proposta da principal emissora mexicana, a Televisa, o que seria o equivalente a Rede Globo, aqui no Brasil.
E o programa continuou sendo um sucesso, que fez tanto sucesso, que o humor simples de circo uma comédia leve, foi e ainda é sucesso em todo o planeta, nas Américas, Ásia, Europa, enfim no mundo todo. E como não poderia ser diferente fez sucesso também aqui no Brasil, mais exatamente no SBT, quando o empresário, cantor, apresentador e midas Senior Abravanel, ou simplesmente Sílvio Santos, comprou os direitos da transmissão do humorístico Chaves, no ano de 1981, para passar para toda a rede TVS/SBT, porém seus funcionários engravatados, ou seja, os executivos do SBT/TVS, eram contra a compra do programa por ser um cenário feito de papelão, sem muita luminosidade e acharam um programa muito ruim, porém Sílvio Santos, já tinha a ideia de adquirir os direitos e foi isso que ocorreu.
A primeira aparição do seriado  Chaves/Chapolin no SBT, foi no ano de 1984, sendo Chaves com o episódio: "Caçando Lagartixas", aquele que ele caça lagartixas, e o professor Girafales, fala: "De- me o charuto e entregue o estilingue", e a Chiquinha chorava: "A, b,c , d, e, f, g, h". E ocorreu durante o programa do Bozo. A partir daí foi um sucesso arrebatador, com direito a vários especiais, várias trocas de horário, sendo que no ano de 1989, no primeiro "Viva Noite" daquele ano, programa apresentado nas noites de sábado por Gugu Liberato, o apresentador entrevistou o Chaves e sua turma.
Chaves era tanto sucesso que aqui no Brasil cantores do segmento infantil como por exemplo o Sérgio Mallandro em 1988, fez uma música com o nome "Chaves", em seu LP da Oradukapeta. E no ano de 1991, o grupo infantil Trem da Alegria, com a música: "Foi sem querer querendo."
Isso é apenas um exemplo ao qual estou demonstrando, a importância deste personagem na vida dos brasileiros e na vida de crianças e a dos adultos. Fez tanto sucesso esse programa que nos fins dos naos 90 , a CNT/Gazeta na época comprou os direitos do Clube do Chaves, quando o ator Roberto Gomez Bolaños estava com outros atores e os remanescentes na época eram: Florinda Meza, Horácio Gomez Bolaños (irmão do Chaves na vida real, o Godines), Edgar Vivar, que era o seu Barriga e no seriado foi o Botijão, além da Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha. E esse seriado também fez sucesso.
Infelizmente, para a minha tristeza e de todos os fãs do Brasil e do Mundo, Roberto Gomez Bolaños  faleceu em Cancún aonde morava nos últimos anos de sua vida, às 14h30 (horário local) de 28 de novembro de 2014, devido à uma parada cardíaca. A notícia foi divulgada pouco tempo depois por dois dos grandes veículos de comunicação do México: a CNN México, que foi o primeiro deles, e pouco tempo depois pela Televisa, emissora aonde Bolaños trabalhou por muitos anos de sua carreira, mesmo assim a causa ainda não foi confirmada de imediato. Ele estava com sua esposa, Florinda Meza no momento de sua morte. O comediante sofria de problemas respiratórios crônicos e tinha mobilidade reduzida. No dia 29 de novembro o corpo foi levado por um carro fúnebre de Cancún até a Cidade do México, num cortejo até a sede da Televisa. No dia seguinte foi velado no Estádio Azteca, também na Cidade do México.
O mundo ficou mais triste, e não foi "sem querer querendo". Vá com Deus mito do humor mundial.
Boa segunda a todos e ...
FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

2 comentários: