terça-feira, 22 de setembro de 2020

Dia 18 , ela ficou Setentona ... Parte 2

 


Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o blog que você gosta. Hoje, 22 de setembro de 2020, é o dia da segunda parte sobre o especial da Tv brasileira, que completou 70 anos, no último dia 18.

Depois de falarmos sobre todo aquele resumão que fizemos no último post, vamos dissertar sobre a  TV Tupi, que nasceu no dia 18 de setembro de 1950, foi  a primeira  emissora  a nascer no Brasil, graças a Assis Chateaubriand, que era jornalista, radialista, o Teatro da Tv Tupi, como mencionado antes está localizado na Avenida Ataliba Leonel, 1772, na Parada Inglesa, SP. O mesmo estúdio, que era o Teatro do SBT, e continua nas mãos do empresário e comunicador Silvio Santos. E a sua Torre ficava no Sumaré, Zona Oeste de São Paulo. 

Na Tv Tupi, tivemos uma variada programação com: Jornalismo, esportes, novela, infantil, etc...

A Tv Tupi mostrou o primeiro beijo em novelas com Walter Foster e Vida Alves , o primeiro casal romântico da Tv brasileira e a novela: Sua Vida me pertence, no ano de 1952. Provavelmente , foi um "escândalo" para os padrões da época, mas foi um marco histórico para esse veículo que  acabara de nascer. 

A Tv Tupi nos anos 50 até 1980, ou anos 70, era a principal emissora do país , com uma grande audiência. A partir dos anos 1970, começou sua decadência,  infelizmente a Tv Tupi acabou em 18 de julho de 1980, devido a problemas administrativos e financeiros, a Tupi sai do ar com parte de suas concessões cassadas pelo Governo Federal.

Outra Tv de grande relevância no cenário nacional foi a Tv Excelsior, que era sintonizada no canal 9 de São Paulo. Pertencia ao Grupo Simonsen de Mário Wallace Simonsen, que também era sócio da extinta companhia aérea Panair do Brasil. Foi inaugurada no dia 9 de julho de 1960 na capital paulista, e no dia 1 de setembro de 1963 na capital fluminense. Devido a vários problemas financeiros e relações conturbadas com o governo militar, a rede foi extinta em 30 de setembro de 1970.

Por coincidência, era o canal 9  de São Paulo ,o mesmo que era na rede Manchete, e como a Manchete faliu, foi uma grande emissora a Tv Excelsior. Em 1962, a Excelsior iniciou a construção de um grande estúdio no bairro de Vila Guilherme na Rua Dona Santa Veloso, 575. Este estúdio foi inaugurado em agosto de 1967, e possuía os equipamentos mais modernos da época. 

A Rede Excelsior era conhecida e aclamada pela sofisticação em sua programação, o que fez com que a emissora se diferenciasse das demais, e conquistou um público fiel à sua programação. No entanto, a emissora entrou em várias crises por conta de golpes, má-administração, impostos, e perda de investimentos em programas por conta da censura. Apesar da crise no Grupo Simonsen, a Excelsior tornava a gastar mais dinheiro em sua programação, o que fez com que a emissora afundasse em dívidas.

Nesta época, vários empreendimentos do grupo foram extintos, restando apenas duas empresas: a própria Excelsior e o Banco Noroeste. A solução encontrada para evitar a falência da Excelsior foi vender a maioria das ações da emissora para os proprietários do antigo jornal Folha da Manhã, que era uma espécie de embrião da Folha de S. Paulo. Porém, a venda da emissora não durou muito tempo, e Wallace Simonsen Neto, filho de Mário Wallace Simonsen- falecido em 1965 após o fim da Panair, adquiriu novamente a Rede Excelsior de Televisão por completo, mesmo não estando mais no Brasil, exceto as suas instalações, que continuaram pertencendo ao jornal Folha da Manhã. As mesmas foram vendidas anos mais tarde ao empresário Silvio Santos que abrigou o SBT. 

A Excelsior então, passou a pagar um aluguel ao jornal para continuar exercendo as suas atividades em sua sede que se localizavam na Vila Guilherme.

Após um longo período, o empresário Celso Rocha Miranda perdeu as concessões de voo da Panair dois anos depois. E cerca de cinco dias depois, a Panair "falia", por ato emitido pelo governo militar brasileiro. Nesta época TV Excelsior era um nome que não podia ser dito no governo militar, pois ela estava perseguida, endividada e abandonada. Ocorreram ainda dois incêndios na emissora, ambos na Vila Guilherme : o primeiro foi em agosto de 1969, de pequeno porte, destruindo apenas um pequeno cenário. O segundo foi em julho de 1970, que destruiu quase todos os estúdios e boa parte do acervo de imagens. No final do ano anterior, a emissora perdia mais dinheiro e se encontrava na decadência. A partir daí, a emissora só teve mais problemas com o governo militar: perdeu cerca de 170 milhões de Cruzeiros só em impostos e outras dívidas.

No início de 1970, a Excelsior estava completamente esgotada, sem patrocinadores, e com vários problemas internos que não se limitavam apenas às dívidas.

Seu proprietário, Wallace Simonsen Neto, herdeiro de Mário Wallace Simonsen, não estava no Brasil e não administrava mais a emissora, mesmo sendo dono dela. Também os funcionários não aceitavam que a emissora fosse vendida mais uma vez para outro grupo.

Para eliminar de vez a emissora, foi estipulado um prazo que iria expirar na data limite de 15 de dezembro de 1970 para obrigar a Excelsior a "acertar as contas" com o governo Médici, ou seja, pagar no mínimo metade de tudo o que devia. Porém, passado a data, a emissora não honrou nenhuma de suas dívidas junto ao governo.

Sendo assim, no dia 30 de setembro de 1970, a TV Excelsior ia ao ar pela última vez. No fim de tarde, por volta das 18h40, Ferreira Neto invade o estúdio, que estava transmitindo o programa humorístico Adélia e Suas Trapalhadas, e anuncia aos telespectadores que o Governo Federal decretara o fim da Excelsior. Naquele momento, na central da emissora, estavam alguns técnicos dos órgãos fiscalizadores Dentel e Contel, que lacraram as antenas de transmissão, tirando, assim, a emissora do ar, já que as concessões dos dois canais da rede (São Paulo e Rio) tinham sido cassadas pelo presidente Médici em 28 de setembro daquele ano.

Em 16 de outubro de 1970, duas semanas após o fechamento da emissora, a Justiça decretou a falência da Televisão Excelsior S. A

Amanhã teremos a terceira parte. ...

Boa Terça à todos e ...

FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário