segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ética no futebol, será que existe????


Alô galera ligada em mais um artigo. Hoje, segunda, dia 22 de novembro de 2010, estarei utilizando este espaço para se discutir uma coisa pertinente e que cai em várias rodas de discussão: ética no futebol e na vida.


Será que existia ética no futebol ou seria tudo hipocrisia para inglês ver??? Este é um assunto polêmico e que vai ano, passa ano, os debates esportivos sempre caem nesse discurso, principalmente nesta altura do campeonato brasileiro, a reta final do principal campeonato de futebol do país.


Afinal torcedor, você sabe o que é ética?


De acordo com o Dicionário Da Língua Portuguesa do professor Pasquale Cipro Neto, ética significa: "Parte da filosofia que estuda os valores morais e princípios ideais da conduta humana; Conjunto de princípios morais que devem ser respeitados no exercício da profissão".


Mas, voltando aos jogos de ontem como havia redigido na minha coluna passada, o Palmeiras e o SPFC como já era de se esperar " entregaram o jogo" para prejudicar o Timão? O Palmeiras não, mas o tricolor sim, já que o SPFC e o Corinthians veêm de uma rixa antiga, desde a época na qual o São Paulo liberou 5 % da capacidade do seu estádio, o Morumbi (tem capacidade de 80.000 pessoas), para o Corinthians e este, por sua vez, não gostou da atitude arrogante dos dirigentes tricolores. Os dirigentes de ambos os clubes acabaram trocando picuinhas na imprensa e esse tipo de coisa acaba passando para os atletas e a torcida. Mesmo que os jogadores afirmem que isso não aconteçe no clube, que não se passa as atitudes dos dirigentes e torcedores para o campo, esse tipo de atitude acaba sendo passado sim para os atletas.


Por causa dessa atitude prepotente e arrogante do São Paulo, o Corinthians no fim do ano passado por exemplo, "entregou" o jogo ao Flamengo para prejudicar seu rival. Agora, para ser mais preciso, no dia 21 de novembro, o São Paulo "entrega o jogo" de forma descarada para o Fluminense, atual líder do brasileiro, para prejudicar o Corinthians. Evidentemente nós sabemos que se no ano que vem o São Paulo precisar do Corinthians para ajudá-lo no brasileirão ...


Segundo o apresentador do Globo Esporte, o excelente colega de profissão Thiago Leifert, o Palmeiras na próxima rodada que jogará contra o Flu, no estádio Fonte Luminosa em Araraquara, cidade interiorana de São Paulo, o Verdão terá um álibi para a possível derrota, a prioridade é a semifinal da Sulamericana contra o Goiás na próxima quarta às 21h50 no Pacaembu.


A pergunta ficará no ar: Será que vale tudo para se dar bem no futebol e na vida??????? Não sei, é para se pensar, refletir e filosofar a respeito dessa pergunta.


Na minha visão, o Fluminese será pela segunda vez em sua história (no brasileiro nos moldes disputados hoje, que começou em 1971) campeão, (a primeira foi em 84) a não ser que ocorra um acidente da natureza.


Até a próxima galera e ... FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário