sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Há 20 anos Palmeiras era Tri-campeão brasileiro, ou hepta !!!!!!!!!

Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o blog que você gosta. Hoje, 20 de dezembro de 2013, é dia de falarmos sobre uma grande conquista da Sociedade Esportiva Palmeiras, seu terceiro título brasileiro, ou o sétimo na contagem oficial da C.B.F. (Confederação Brasileira de Futebol) .
Estou me referindo ao jogo disputado no dia 19 de dezembro de 1993, no qual o Palmeiras enfrentava o Vitória, da Bahia, no estádio do Morumbi, com mais de 88 mil pessoas pagantes e praticamente 110 mil presentes. Na primeira partida da decisão o Palmeiras enfrentou o Vitória no dia 12, no Estádio Fonte Nova, o jogo acabava em 1 a 0 para o Palmeiras, gol de Edilson, o bom baiano, o "capetinha", em uma partida muito dura, mas na qual o Verdão teve domínio do jogo e o bom goleiro Dida, despontava no futebol brasileiro (ex- Cruzeiro, Corinthians, Milan e atualmente no Grêmio), além de outros bons valores como: Roberto Cavalo, Paulo Isidoro, Pichetti, Alex Alves, o técnico era Fito Neves; já o Verdão tinha: Sérgio, Cláudio, Antonio Carlos, Cléber e Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Edilson e Zinho; Edmundo e Evair, do técnico: Vanderlei Luxemburgo. A narração da primeira partida na Rede Globo era de: Claudemir Oliveira Andrade, ou Oliveira Andrade  (atualmente na Rádio Jovem Pan e canal fechado Band Sports, canal que pertence ao Grupo Bandeirantes ), na Band a narração era de: Luciano do Valle, o maior gol da TV. O Palmeiras, à época, jogava por dois empates ou dois resultados iguais, e a partida muito dura, disputada e por mais que possa parecer, apesar da dificuldade e do calor "senegalesco" baiano, o Verde era mais time, dominava as ações do jogo e perdia várias oportunidades de gol.
O arqueiro Dida foi muito acionado naquela partida e o Palmeiras além disso, perdia muitas chances, com a sua dupla de ataque: Edmundo e Evair. Aquele primeiro jogo já poderia ter sido uns 4 a 1 ou 4 a 0 para o time visitante.
Na partida de volta, o jogo foi realizado no Morumbi, no dia 19 de Dezembro; e o Palmeiras jogava pelo empate, a partida foi disputada no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi (Cícero Pompeu de Toledo foi goleiro do São Paulo e presidente durante as construções do Morumbi, Cícero teve um problema de saúde e acabou padecendo, originalmente o Morumbi chamaria Paulistão, como por exemplo tem o Mineirão, em Minas, o Castelão, no Ceará e no  Maranhão) 
E o estádio estava completamente  lotado, apesar das estatísticas oficias apontarem para um público de 88. 644 pessoas, a impressão pela TV era de umas 105 mil ou 110 mil pessoas. E na segunda partida válida pela final do BR 1.993, o Palmeiras dominava e fazia o que queria naquele domingo de verão, no dia 19 de Dezembro, o Palmeiras deitava e rolava e perdia grandes oportunidades de fazer uma goleada histórica em final de brasileiros.
O Palmeiras poderia perder por 1 gol de diferença para ser campeão de 1993, porém o Verdão se mostrava melhor e ganhava a partida por 2 tentos a 0, com gols de Edmundo e Evair, o gol de Evair foi aos 4 da primeira etapa e Edmundo aos 23. O Verdão no resto da partida apertou o ritmo tentou impor uma goleada, mas não obteve resultado.
No final o Morumbi explodia de alegria e comemorava seu sétimo título brasileiro, ou terceiro contando apenas de 1971 até hoje.          
Agora irei relatar algumas curiosidades, sobre aquele dia:
- O Palmeiras era patrocinado pela Parmalat, era o segundo ano da Co-Gestora italiana;
(além de ser patrocinado pela Adidas e depois pela Rhumell como fornecedores de uniformes) ;
- O Vitória era patrocinado pelo banco Econômico (que já foi extinto);
- Naquela tarde de 19 de Dezembro, era realizado o sorteio da Copa de 1994, no qual o Brasil caía no grupo de Rússia, Camarões e Suécia, era o Grupo B ;
Boa sexta a todos e ...
FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!    
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário