terça-feira, 26 de agosto de 2014

Parabéns Palestra !!!!!!!!!!!!!!

Alô galera ligada em mais uma edição do JP no Lance, o blog que você gosta. Hoje, 26 de Agosto de 2014, é dia de falarmos da Sociedade Esportiva Palmeiras, clube fundado por imigrantes italianos, há exatos 100 anos.
O Palmeiras foi fundado na Rua Marechal Deodoro, número 2,  no Salão Alhambra, na Praça da Sé.
No ano de 1920, o Palestra vence seu primeiro título Paulista sobre o Paulistano, por 2 a 1 com gols de Martinelli aos 5 da segunda etapa, Matteo Forte aos 29 da segunda etapa, e aos 14 do segundo tempo Andrada. No dia 19 de Dezembro, o então Palestra Itália, foi campeão Paulista pela primeira vez, em uma série de 22.
O Palmeiras tem como sua maior rivalidade o Sport Clube Corinthians, e o Verdão tem o registro de maior goleada no confronto que foi realizado no dia 5 de Novembro de 1933, no então Palestra Itália: enfiou 8 gols a 0 sobre seu maio rival. Essa partida foi válida pelo Torneio Rio-SP e  pelo Paulistão da época.
O Palmeiras é o maior campeão brasileiro do século vinte com 8 brasileiros , 1 da Copa do Brasil, e mais um da Copa dos campeões em 2000. Além de 20 Paulistas.
No dia 20 de Setembro de 1942, o Palestra Itália muda de nome e chama-se Sociedade Esportiva Palmeiras, e neste mesmo dia , o Verdão ganhava mais um título paulista, desta vez em cima do São Paulo por 3 a 1, no estádio do Pacaembu, com gols de  Cláudio, Del Nero e Echavarrieta para o Palmeiras e Waldemar de Brito descontava para o time do Morumbi. Neste dia o São Paulo só não levou uma goleada maior devido ao "medo" que o SPFC teve do Verdão e não voltou para o segundo tempo, decretando o primeiro título do então novo Sociedade Esportiva Palmeiras.
No ano de 1951 o Palmeiras conquista seu mundial de Clubes, com a organização da CBD ( Confederação Brasileira de Desportos), atual CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e com o aval e a chancela da FIFA( Federação Internacional de Futebol e Associação).
Na final o Verdão enfrentou a Juventus de Turim, e a primeira  partida no Maracanã acabava em 1 a 0 para o Palmeiras, no jogo de volta no Maracanã o Verde empatou em 2 a 2, resultado que deu o título Mundial, o único que o Palmeiras tem em sua história, com o carimbo e reconhecimento da FIFA.
Nos anos 60 o Palmeiras fez a "Academia de Futebol", que era um estilo bonito e vistoso, com toques de bola e de maneira técnica de se jogar futebol, que tinha no banco comandando, o saudoso argentino Filpo Nuñez com Valdir , Djalma Santos, Valdemar Carabina (que foi técnico do Palmeiras em 1987), Djalma Dias e Ferrari, Dudu e Ademir; Gildo, Servílio, Vavá e Rinaldo. E por quê academia? Pois era um jeito vistoso e bonito de se jogar, de maneira acadêmica, que envolvia os adversários.
Aliás, na década de 1960, só o Palmeiras quebrou a seqüência de títulos do Santos, de 1958 à 1969, o Palmeiras ganhou os títulos de 59,63 e 66 em uma década na qual o Santos de Pelé, o Botafogo de Garrincha e o Cruzeiro de Tostão, Dirceu Lopes, Eduardo e tantos outros, conquistavam e dominavam o futebol brasileiro.
No dia 7 de setembro de 1965 o Palmeiras representou a seleção brasileira de futebol, e no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, o Verdão vencia o Uruguai por 3 a 0, ou a seleção brasileira, no caso, com gols de Rinaldo,  aos 27´; Tupãzinho aos 34 do primeiro tempo, e aos 28 do segundo o Germano fazia 3 a 0 Brasil ou Palmeiras.
Nos ano de 1972 e 73 o Palmeiras conquistava seu primeiro bicampeonato brasileiro (na versão atual, sem contar a Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa), vencendo o Botafogo em 72 e o São Paulo no ano seguinte.
Em 1974, com o Estádio do Morumbi lotado, o Palmeiras vencia seu maior rival com gol de Reinaldo, e deixava o Corinthians mais um ano sem títulos, até então o Corinthians ficava 20 anos sem título Paulista, quando conquistou o quarto centenário, no ano de 1954 sobre o Palmeiras no Pacaembu.        
Em 1976 o Palmeiras vencia mais um título Paulista, desta vez, no Palestra Itália, diante do XV de Piracicaba, o jogo final do campeonato foi disputado no Palestra Itália, e o gol foi marcado do saudoso Jorge Mendonça,  com mais de 40 mil pessoas presentes. Esta partida aconteceu no dia 18 de Agosto.
Depois disto, o Palmeiras penou muito, perdeu jogos bobos, campeonatos, ficou em uma fila de 16 anos 9 meses e 4 dias sem conquistar um paulista, ou taça de grande importância.
Em janeiro de 1991 o Palmeiras vencia o torneio Euro América em Poços de Caldas, após vencer Corinthians e Stuttgart da Alemanha, além do Hamburgo. No ano de 1996, repetia a dose após aplicar uma goleada de 6 a1 sobre o Borussia Dortmund da Alemanha, na época uma das maiores equipes do Mundo. Time do Palmeiras com: Veloso, Cafu, Cláudio, Cléber e Junior; Galeano, Rogério, Djalminha e Rivaldo, Müller e Luizão.
Em 1996, disputando a 2ª edição da Copa Euro-América, o Palmeiras aplica uma goleada histórica no campeão alemão e da Copa dos Campeões, o Borussia Dortmund. Um sonoro 6 x 1 foi o placar final.
No outro jogo, um empate com o Flamengo garantiu a conquista do bi-campeonato do torneio (vencido também em 1991).
Como foi disputada em um sistema de pontos corridos, o Palmeiras se tornou campeão após vencer o Borussia e empatar em 1x1 com o Flamengo, somando 4 pontos. Os cariocas já haviam empatado com o Borussia no outro jogo por 1x1 e ficaram com 2 pontos. O Borussia, com 1 ponto, foi o último colocado.
O torneio foi disputado no estádio Castelão, em Fortaleza (CE).
A Goleada - Palmeiras 6 x 1 Borussia Dortmund
O jogo foi realizado no dia 22/01/1996 – Horário: 22h45.
Palmeiras: Velloso; Gustavo, Sandro (Cláudio), Cléber (Tonhão) e Júnior; Galeano, Cafu, Osio (Elivélton) e Rivaldo; Müller e Luizão (Wágner) Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Borussia Dortmund: Debert; Schimdt, Matthias Sammer e Krustok; Reuter, Freund, Andreas Möller (Olt), Reinhardt (Volters) e Itterlich; Riedle (Herrlinch) e Chapuisat (Tretschok) Técnico: Ottmar Hitzfeld

Local: Castelão
Árbitro: Marcos Brasil

Gols:
1º tempo: Rivaldo (24') e Luizão (42')
2º tempo: Tretschok (08'), Rivaldo (24'), Cafu (34'), Rivaldo (39') e Elivélton (43')

Essa equipe também faturou o paulista daquele ano fazendo 102 gols em 30 jogos, com 27 vitórias, 2 empates e 1 derrota, contra o Guarani 1 a 0, gol de Silvio, jogo disputado em Campinas, no dia 9 de maio, a única derrota no torneio. Fez 100 pontos e marcou 102 gols no torneio, tendo sua maior goleada diante do Botafogo de Ribeirão Preto por 8 a 0 e em  clássicos diante do Santos por 6 a 0 na Vila Belmiro. Essa era a segunda passagem de Vanderlei Luxemburgo no time do Palestra.
Em 1997 , o Palmeiras com Felipão, foi vice campeão brasileiro após 2 empates com o Vasco por 0 a 0, e por ter melhor campanha o Vasco foi campeão brasileiro.
Em 1998, o Verdão perdeu a semifinal do Paulista pra o São Paulo e conquistava a sua primeira Copa do Brasil depois de perder por 1 a 0 do Cruzeiro no jogo de ida no Mineirão, gol de Fábio Junior, o carrasco verde. Na volta no Morumbi no dia 30 de Maio, o Palmeiras tinha que vencer o Cruzeiro por 2 a 0 para ser campeão. E conseguiu sair na frente  com Paulo Nunes, aos 12 da primeira etapa. Até que aos 44 ocorre uma falta na meia esquerda para o Palmeiras. Zinho cobra, a bola bate no peito de Paulo César e no rebote, Oséas coloca no Ângulo, estufando as redes mineiras no Morumbi, para explodir de alegria o torcedor alviverde, e colocar o time na tão sonhada Libertadores da América , e o "projeto Tóquio." Ainda, no ano de 1998 o Verde conquistava a Mercosul , atual Sulamericana, vencendo o Cruzeiro outra vez em uma série de 3 confrontos.
No primeiro, o Palmeiras perdeu do Cruzeiro no dia 16 de dezembro por 2 a 1; no Mineirão, no dia 26 venceu por 3 a 1 no Palestra Itália, e no dia 29 no dia da grande final venceu também por 1a 0 gol de Arce, aos 29, também no Palestra e vencia a Mercosul.
Em 1999, o Palmeiras venceu a Libertadores da América, e se classificou em segundo em um grupo com Corinthians, Cerro Portenho e Olímpia do Paraguai. Nas oitavas enfrentou o Vasco, atual campeão do torneio empatando o primeiro jogo em 1a1, e no de volta fez 4 a 2; nas quartas foi a vez do seu maior rival, o Corinthians venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e perdeu o segundo pelo mesmo placar, fazendo 4 a 2 nos pênaltis.
Nas semifinais, venceu o River Plate, da Argentina, mas no jogo de ida foi 1 a 0 River, na Argentina, na volta no Palestra Itália, Alex o camisa 10 do Parque acabou com o jogo e o Verdão fazia 3 a 1.
Na final venceu de maneira dramática o Deportivo Cali da Colômbia, na final alviverde, tanto o Palmeiras quanto o Deportivo eram alviverdes, no jogo de ida , o Deportivo venceu por 1 a 0, na volta no dia 16 de junho o Verde fez 2 a1, e nos pênaltis 4 a 2, sendo o último o atacante Zapata, jogou a bola na placa de publicidade da Parmalat que estava atrás do gol de Marcos.
Em 2008, o Palmeiras se tornava outra vez campeão Paulista em uma final com a Ponte Preta, no dia 27 de Abril o Verdão vencia 1 a 0 a Ponte Preta, na cidade Campinas gol de Alex Mineiro, na volta no dia 4 de maio, no Palestra Itália, o Verdão vencia a Ponte por 5 a 0, e Alex Mineiro tornava-se o artilheiro daquele estadual.
No ano de 2012, o Palmeiras vencia seu segundo título da Copa do Brasil, o primeiro jogo em Baruerí, venceu por 2 a 0, na volta em Curitiba de maneira dramática ,o Verdão empatava em 1 a 1 e conquistava o Bi da Copa do Brasil.
Valeu Verdão, parabéns pelos seus 100 anos de glória. Boa terça a todos e ...
FUI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!    
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário