quarta-feira, 10 de outubro de 2018

A viagem na Europa- Parte2

Completando as memórias com os dois dias que fizemos sem a Silvia e o Archelau.
Deixamos o casal aniversariante no aeroporto e rumamos (com a tradicional parada para pic-
nic) para o hotel onde passamos duas noites. Hotel La Ruche à beira do Senae da estrada que
leva a Giverny, na localidade Rolleboise. É um misto de padaria, restaurante e hotel; bem
agradável. Deixamos as malas e partimos para Giverny para conhecer a casa e o jardim de
Monet. 30min de carro e lá estávamos encantados com o jardim...flores e folhagens lindas e
algumas diferentes. A casa tbm é bem bonita. Fomos até a igreja Sante-Radegonde onde tem
um cemitério no qual está o túmulo de Monet. Quase noite, voltamos e fizemos um lanche às
margens do Sena. Muito gostoso mas como estava um friozinho chato logo nos recolhemos.
01/09- Café da manhã no hotel e rumamos para Lisieux. 144km e quase duas horas de viagem
mas as estradas ótimas e vista linda. Fomos direto para a casa Les Buissonnets, residência de
Santa Terezinha, mas estava fechada pois era hora de almoço. Fizemos nossa oração do dia
aos pés da imagem de Santa Terezinha e fomos conhecer a Catedral Sant-Pierre e no caminho
passamos por um jardim muito bonito com monumento dedicado aos combatentes mortos da
primeira e segunda guerras mundiais.
A catedral de Lisieux é um dos monumentos góticos mais antigos da Normandia. Sua reconstrução ocorreu por volta de 1160 deacordo com Éliane
Pèlerin ou por volta de 1170, segundo Alain Erlande-Brandenburg . A catedral de Lisieux segue o novo movimento estilístico bem antes da
conquista da Normandia pelo rei da França Philippe Auguste . Esta precocidade é explicada pelo patrocinador do livro, Bispo  Arnoul  (1141-1181),
que certamente apelou a um mestre construtor desta região.  Arnoul  , proeminente prelado, teve que estar ciente das novidades arquitetônicas por
sua familiaridade com  Suger , abade de Saint-Denis, e sua presença em 11 de junho de 1144na dedicação da Abadia de Saint
Denis  2  . No entanto, ele não conseguiu reconstruí-lo antes de 1149, pois acompanhou Luís VII à segunda cruzada (1147-1149). O início do
trabalho provavelmente começou entre 1170 e 1172 , de acordo com um texto citado em Os milagres de Santo Tomás de Canterbury por G.
Havard, onde aprendemos o nome de um trabalhador, Roger, que trabalha sobre os alicerces da catedral, vítima um deslizamento de terra e que
devia sua vida a sua promessa de uma peregrinação .
Voltamos para Les Buissonnets que já estava aberta e a recepcionista muito atenciosa nos
atendeu colocando um áudio em português com explicações sobre o local. Muita emoção...
OS BUISSONNETS (1877-1888)
Casa »  Lisieux  » Os Buissonnets (1877-1888)
Em novembro de 1877, pouco depois da morte da sra. Martin, a família mudou-se para uma casa nos arredores de Lisieux. A casa que alugavam
ficava perto da estrada para Pont l'Evêque, em uma pequena estrada chamada “Chemin du Paradis” (“Caminho do Paraíso”). Thérèse Martin
passou onze anos de sua vida aqui, até se juntar ao convento carmelita.
Saimos daí e fomos para a Basílica de Santa Terezinha...nem preciso dizer que é
maravilhosa...Chegamos a tempo de assistir a missa na cripta onde se encontra o mausoléu
dos pais de Santa Terezinha.
A Basílica de Lisieux começou a ser construída em 1929, quatro anos após a canonização de Santa Teresinha do Menino Jesus, por esforço e vontade do
papa Pio XI. Em evidência, imagens e sinais que ilustram e retratam a mensagem deixada por Santa Tereza: o amor e a confiança no Divino Pai Eterno.
Um dos maiores templos construídos no século XX, a Basílica de Lisieux tem capacidade para acolher milhares de peregrinos sentados e outros tantos nos
espaços entre os longos corredores. A ausência de colunas no meio da construção permite que os fiéis tenham uma visão privilegiada do altar onde quer que
estejam no interior do Santuário.
Dentro da Igreja, a espiritualidade de Santa Teresinha é muito forte. Silêncio respeitoso e muita devoção no rosto dos fiéis. Um cantinho especial dentro da
Basílica guarda um relicário com alguns fragmentos dos ossos de Santa Teresinha. Ao lado, o retrato da mulher que se tornaria santa e doutora da Igreja. É o
lugar mais iluminado e colorido dentro do Santuário. Centenas de velas são acesas pelos devotos que pedem ou agradecem graças alcançadas pela
intercessão de Santa Teresinha do Menino Jesus.
Depois de tantas emoções e quase 17h, fomos procurar um lugar para almoçar. Paramos numa
lanchonete numa praça ao lado da Catedral de São Pedro e fizemos um lanchinho. Voltamos

para o hotel e devido ao adiantado da hora já não teríamos como comer no restaurante do
mesmo e sendo assim chegando em Rolleboise paramos num delivery de pizzaria e fizemos do
quarto do Roberto e da Conceição o nosso restaurante. Muito gostoso.
02/09- 4h45 ouço um som que me parecia de alarme mas demorei pra entender que era
mesmo um alarme. Levantei e notei que os outros hóspedes estavam conversando na porta de
seus quartos, bem tranqüilos. Não entendia uma palavra do que falavam, chamei o JP, demos
uma volta pelo local masnada de anormal até que o alarme foi desligado e voltamos a dormir...
Café da manhã , carregamento das malas e rumamos para Orly pois nossas férias chegaram ao
fim. A viagem de volta foi bem tranqüila tanto de Paris para Lisboa como de Lisboa para São
Paulo.
Agradecemos a Silviatur pela maravilhosa viagem que nos proporcionou, será sempre
lembrada com muito carinho.